Home / Notícias / Autárquicas: José António Jesus confirmado como candidato do PSD em Tondela

Autárquicas: José António Jesus confirmado como candidato do PSD em Tondela

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, vai nas próximas eleições autárquicas recandidatar-se a um terceiro mandato pelo PSD, mantendo na sua lista apenas um dos atuais vereadores.

A Comissão Política do PSD anunciou ter aprovado esta semana, “por unanimidade e após um processo maturado e participado”, os primeiros candidatos às eleições autárquicas de 26 de setembro.

Professor de matemática do ensino secundário, José António Jesus foi vereador entre 2001 e 2005 e neste ano assumiu as funções de vice-presidente. Nas autárquicas de 2013, com Carlos Marta impedido de se recandidatar devido à lei de limitação de mandatos, foi o nome escolhido pelo PSD.

A lista do PSD à Câmara de Tondela integra também Sofia Ferreira (atual vereadora), Carla Borges, João Carlos Figueiredo, João Duarte, Vera Machado e Francisco Fonseca.

“Num tempo de crises globais e locais, de dificuldades económicas e sociais e de afastamento dos cidadãos para com os políticos, em que outros preferem a intriga e maledicência, o PSD de Tondela responde assim pela positiva, mobilizando os melhores, com coesão, altruísmo e total desprendimento de cada um, para o combate pelo concelho de Tondela e pelas suas gentes”, considera a estrutura partidária.

No seu entender, “as listas de candidatos apresentadas agora seguem a boa tradição das candidaturas autárquicas do PSD de Tondela, combinando experiência e renovação, qualidade e diversidade, união partidária e abertura à sociedade civil, credibilidade e representatividade”.

O candidato do PSD integra a lista de dezenas de autarcas que foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista, a cerca de dois meses das eleições autárquicas.

José António Jesus e Pedro Adão, atuais presidente e vice-presidente do município de Tondela, começaram, em dezembro de 2020, a ser julgados no Tribunal de Viseu pelos crimes de peculato e falsificação de documento, que terão ocorrido entre 2010 a 2017.

Segundo a acusação, em causa está o pagamento de ajudas de custo por deslocações efetuadas em viaturas próprias que terão sido realizadas em veículos do município.

Na primeira sessão do julgamento, José António Jesus justificou o facto de ter recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias com a interpretação feita pelo serviço de Recursos Humanos à forma como eram preenchidos os boletins de itinerário.

José António Jesus e Pedro Adão foram acusados pelo Ministério Público em dezembro de 2019. No início desse ano, durante uma reunião de Câmara, os autarcas anunciaram que já tinham devolvido o dinheiro recebido indevidamente: o primeiro entregou 11.099,76 euros e o segundo 10.144,68 euros.

Nas autárquicas de 2017, o PSD obteve 57,49% dos votos (cinco mandatos), enquanto o PS conquistou 23,25% (dois mandatos).

No concelho, são já conhecidas as candidaturas de Francisco Coutinho (PS) e Manuel Veiga (CDU).

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo