As obras de melhoria de eficiência energética nos edifícios dos blocos A, B e C do Bairro da Balsa, em Viseu, já terminaram. A empresa responsável pela empreitada foi a Habisolvis – Empresa Municipal de Habitação Social de Viseu, e a obra representa um investimento de cerca de 600 mil euros.
O objetivo das obras era a melhoria de condições de vida dos habitantes do Bairro de Balsa, e para isso os trabalhos centraram-se em três grandes áreas: na parte exterior, através da aplicação de isolamento térmico pelo exterior, e também da pintura dos edifícios; na envolvente envidraçada, com a aplicação de nova caixilharia em PVC; e nos sistemas de iluminação, substituindo as luminárias existentes nas partes comuns dos edifícios por luminárias LED.
“Continuamos a melhorar as condições habitacionais do nosso edificado, a promover a coesão territorial e a garantir um concelho cada vez mais inclusivo, onde todos, sem exceção, tenham orgulho em viver”, afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
A autarca aproveitou a ocasião para salientar a importância da Estratégia de Habitação Local de Viseu, apresentada no início deste ano, e que irá beneficiar 916 viseenses em processos de reabilitação, construção ou aquisição de habitação. Foram identificadas 352 situações identificadas, seno que 268 serão “beneficiários diretos” do programa “1º Direito” e poderão obter diretamente financiamento, num investimento estimado de 11.490.000 euros. Nas restantes 84 situações, será o Município a entidade promotora da solução habitacional, no seguimento do acordo celebrado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, ao abrigo do “1º Direito”, num investimento estimado de 4.720.000 euros.
A ELH de Viseu, durante o seu período de vigência, representará um investimento de aproximadamente 30 milhões de euros, com o objetivo de dar resposta a situações de precariedade habitacional. “É assim que estamos empenhados em concluir a estratégia do Viseu Primeiro e é assim que vemos o desenvolvimento do concelho”, conclui Conceição Azevedo.
Comente este artigo