A Câmara Municipal de Vouzela apresentou publicamente o plano de ação para a sustentabilidade no turismo, numa iniciativa integrada na certificação de Vouzela enquanto destino turístico sustentável – Biosphere Destination.
Já assinada a carta de compromisso com a sustentabilidade e a apresentação do diagnóstico da sustentabilidade, segue-se a terceira fase que consiste em definir indicadores, metas e prazos, bem como estruturar a equipa e parceiros envolvidos para a concretização deste projeto.
O plano de ação foi elaborado de acordo com o Referencial Biosphere Destination que se divide em três grandes áreas, sendo elas Sociedade e Cultura, Ambiente e Alterações Climáticas, e Governança e Economia, subdivididas em 62 critérios, alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
Dos 62 critérios, Vouzela cumpre 24 na íntegra, 10 com cumprimento parcial, 9 com semi-cumprimento, 4 com cumprimento básico e 15 incumprimentos.
Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela, considera que o selo de certificação da sustentabilidade “dá a Vouzela uma perspectiva diferenciadora para a nossa proposta de atractividade turística. Este projeto está a ser implementado por muitos territórios que já têm uma maturidade muito forte na área do turismo e, em Portugal, há operadores que têm este selo, mas, enquanto território único, Vouzela e Mafra foram os primeiros a avançar no processo de certificação, sendo que Vouzela será o primeiro a consegui-lo”, explicou Rui Ladeira.
Neste projeto estão envolvidos cerca de 50 parceiros locais, aos quais o autarca agradece, e relembra o seu compromisso com a sustentabilidade, garantindo a dinamização da economia local com medidas mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, deixar um legado às gerações futuras.
O certificado “Biosphere Destination” deverá ser atribuído a Vouzela no final de 2021, fazendo deste o primeiro município do país a obter este selo turístico internacional.
Comente este artigo