Home / Notícias / Jardins Efémeros: “A Palavra e as Linguagens” é tema da IX edição

Jardins Efémeros: “A Palavra e as Linguagens” é tema da IX edição

A nona edição dos jardins Efémeros, que se realiza entre 03 e 11 de julho, em Viseu, tem como tema “A Palavra e as Linguagens” e contém uma programação criada para públicos diversificados assente em oito categorias: artes visuais, arquitetura, som, cinema, pólis, oficinas, mercados e teatro & dança.

Em concertos a solo, estarão pela primeira vez em Portugal, Lyra Pramuk, HeatherLeigh, Bendik Giske e Deena Abdelwahede, e os espetáculos vão decorrer entre o Parque Aquilino Ribeiro e do Teatro Viriato.

O Teatro Viriato vai ser palco de espetáculos híbridos como Territoire Éphémères, de Dasha Rush, com a colaboração do bailarino Valentin Tszin e do artista digital Alex Guevara. As quatro apresentações vão ser unidas numa peça híbrida chamada “NKSI”, sob a direção de Gil Mac.

Nas Artes Visuais, João Louro, João Pais Filipe, Marco Franco e Joana Pestana, entre outros artistas, marcam um programa que conta com a participação de 18 projetos expostos em diversos locais.

Sandra Oliveira, diretora e criadora do projeto, garante que este ano o parque estará diferente e diz que foi feita uma chamada de artistas para completar o que cartaz.

Na área do som há 24 projetos que incluem quatro espetáculos híbridos e duas residências artísticas no Teatro Viriato, a destacar-se a dupla Bill Fontana e Pedro Rebelo e uma outra composta por Suso Saiz e André Gonçalves.

A Casa do Sonho, serviço educativo infantil, contará com 112 sessões e 1331 vagas. Já as Oficinas Gerais, para os adultos, terão 31 sessões e 309 vagas. Haverá também uma área de cinema com quatro sessões ao ar livre.

A nona edição dos Jardins Efémeros contará também com três mercados: Mercado Indo Eu, Mercado de Sons e Letras e Grão a Grão, destacando-se o Mercado Indo Eu, promovido pela Junta de Freguesia de Viseu, que se destina a troca e comércio de artigos usados em bom estado, antiguidades ou produtos de produção própria.

O encerramento desta edição dos Jardins Efémeros será feito com um concerto de Rui Reininho, explicou a responsável pelo projeto, Sandra Oliveira.

Organizados pela Pausa Possível, os Jardins Efémeros são financiados pelo município de Viseu em 100 mil euros e pela Direção Geral das Artes em cerca de 61 mil euros. Contam também com o patrocínios em géneros de outras entidades.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo