O município de Viseu vai atribuir cerca de 100 mil euros anuais para a recolha de animais abandonados no concelho.
Além dos 42 mil euros anualmente atribuído ao Cantinho dos Animais a autarquia passou agora a integrar o canil intermunicipal de Sátão.
O protocolo de 60 mil euros será usado para a criação de mais um módulo neste equipamento inaugurado em 2013.
Além do Sátão, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde e Santa Comba Dão também fazem parte deste canil.
Ana Vaz, do Cantinho dos Animais, refere que os 42 mil euros dados à associação em Rio de Loba não chega para nada. Só no ano passado entraram cerca de 987 cães e gatos que têm de ser alimentados, vacinados e tratados até ao fim dos dias.
Ana Vaz não entende a medida. Além de criticar a insuficiente verba atribuída ao Cantinho dos Animais mostra-se indignada com as 8 boxes, do Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos de Sátão, para acolher todos os animas abandonados dos concelhos englobados.
Diz ainda não concordar com as declarações do Presidente Almeida Henriques quanto a Viseu ser um concelho amigo dos animais porque se o fosse não partilhava o mesmo espaço para tantos concelhos.
Localizado na freguesia de Romãs, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos de Sátão está assegurado por oito jaulas, uma maternidade, uma enfermaria, sala de vacinas e tratamento e por dois espaços de quarentena.
Comente este artigo