Home / Notícias / Câmara de Resende investe mais de 2,5 milhões de euros em requalificação urbana

Câmara de Resende investe mais de 2,5 milhões de euros em requalificação urbana

A Câmara Municipal de Resende vai dar seguimento a três projetos de investimento tidos como “importantes para o concelho”.

Um dos dossiês trata-se da ‘Requalificação Urbana no Espaço Público à Envolvente Norte da Vila de Resende’, que se realiza no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Resende (PARU). A empreitada representa um investimento aproximado de um milhão e 360 mil euros, montante cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Portugal 2020.

Esta intervenção, com início previsto para março, divide-se em quatro zonas distintas: Zona Envolvente ao Centro de Saúde e Palácio da Justiça; Zona Envolvente à Câmara Municipal, Auditório e Piscinas Municipais; Zona Envolvente à Escola Secundária e Posto da GNR; Zona Envolvente à Igreja da Imaculada Conceição.

Através de comunicado, o executivo presidido por Garcez Trindade justifica que “todo este espaço apresenta-se bastante desqualificado e com reduzido ambiente urbano, pelo que, com a intervenção pretende-se, entre outros, cumprir os seguintes objetivos: privilegiar a circulação pedonal em detrimento do automóvel; criar espaços de estadia; dotar a zona de intervenção de mobiliário urbano adequado; criar um perfil longitudinal para a circulação pedonal de forma contínua; disciplinar e regular o estacionamento automóvel; requalificar pavimentos, passeios e guias; criar um corredor verde ao longo dos percursos pedonais; beneficiar a eficiência energética e remodelar o sistema de drenagem de águas pluviais”.

Também de acordo com o município, esta intervenção “vai permitir implementar medidas de reabilitação que contribuam para a melhoria do ambiente urbano, traduzindo-se numa operação global de reabilitação do espaço público na envolvência do conjunto edificado, privado e público, aumentando o grau de vivência coletiva dos utilizadores em condições de segurança e conforto”.

Os restantes projetos anunciados hoje pela autarquia tratam-se: da ‘Regeneração Urbana da Portela – Fazenda – 1.ª Fase’, na vila de Resende, no valor aproximado de 597 mil euros; e da ‘Beneficiação da Estrada Municipal entre S. Cipriano e S. Cristóvão’, no valor aproximado de 552 mil euros.

“Trata-se da execução de obras estruturantes que são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes que irão permitir, ainda, atrair ao concelho mais visitantes e turistas”, defende a Câmara Municipal de Resende.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo