O Governo atualizou o mapa dos concelhos considerados de alto risco de transmissão de covid-19, que apresentam mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (critério utilizado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças).
Segundo o último boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde, Aguiar da Beira é o quarto concelho a nível nacional com maior índice de contágio da Covid-19 por 100 mil habitantes.
O concelho tem atualmente uma incidência de 4106 por 100 mil habitantes, fator que elevou Aguiar da Beira para a zona de “Risco Extremo”.
A nível nacional, acima de Aguiar da Beira, está o concelho de Cuba (o pior), com uma incidência de 5658, Mêda 4600 e Figueira Castelo Rodrigo com 4208.
Aguiar da Beira, registou desde o início da pandemia 499 casos do novo coronavírus, 187 pessoas recuperaram da doença e 13 não resistiram à infeção.
Segundo o último relatório epidemiológico o concelho tem 299 casos ativos.
Aguiar da Beira, regista atualmente vários surtos em lares com cerca de 160 casos positivos entre utentes e funcionários e quatro óbitos.
A saber, Lar da Santa Casa da Misericórdia, Centro Social e Paroquial de Dornelas, Residência Humildasus, Centro Social e Paroquial de Penaverde, Centro Social de Paroquial de Forninhos, Centro Social Padre José Augusto da Fonseca e Centro Social e Paroquial de Carapito.
O Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, tem vários alunos infetados e em isolamento.
Jardim-de-Infância e EB1 de Penaverde todos os alunos estão em isiolamento.
Na freguesia de Carapito, um aluno infetado do 1º Ciclo e três em isolamento.
Em Dornelas, estão dois alunos em isolamento.
Escola Básica de Aguiar da Beira, um aluno infetado em cada ano e sete em isolamento.
A Escola sede de Aguiar da Beira, tem 25 alunos em isolamento e 5 infetados. Dois professores contraíram o novo coronavírus e dois funcionários estão em isolamento, segundo dados do município.
Comente este artigo