Home / Notícias / Covid-19: Estrutura Municipal de retaguarda de Viseu será gerida pela ARS

Covid-19: Estrutura Municipal de retaguarda de Viseu será gerida pela ARS

O Pavilhão do Fontelo “passa a estar ao serviço dos 24 municípios do distrito” e ficará a funcionar como estrutura de apoio de retaguarda ao hospital.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, anunciou que a estrutura municipal montada no Pavilhão do Fontelo, por causa da Covid-19, vai passar a ser gerida pela Administração Regional de Saúde (ARS).

“Em reunião da comissão da proteção civil distrital, depois de na quarta-feira ter sido abordada a questão na reunião municipal, ficou acordado que a infraestrutura do Fontelo, que estava a ser gerida pela autarquia, passa a ser gerida num contexto distrital sob a gestão diária e direção técnica, passa a estar sob a responsabilidade da ARS e da Segurança Social”, adiantou Almeida Henriques.

Neste sentido, explicou, o Pavilhão do Fontelo “passa a estar ao serviço dos 24 municípios do distrito” e “ficará a funcionar como estrutura de apoio de retaguarda ao hospital ou noutras situações que venham a ser definidas pela ARS em articulação com a Segurança Social”.

O presidente lembrou que a estrutura foi montada durante a primeira vaga da pandemia, mas agora sofreu melhorias e aumentou a capacidade para um total de “64 camas articuladas que foram cedidas pelo Hospital de São Teotónio”, estando o espaço devidamente “climatizado e com sistema de oxigénio”.

Segundo Almeida Henriques, “desde que o pessoal médico seja lá colocado, tem condições para, num curto espaço de tempo”, poder funcionar como hospital de campanha.

Com a cedência deste espaço, Almeida Henriques adiantou que a autarquia “tem já plano b e c”, ou seja, “já estão dois locais identificados e que podem ser, rapidamente, estruturados para que possam fazer redundância com esta do Fontelo, para a eventualidade de haver uma sobrecarga ao nível do distrito e do município”.

Viseu passou a ser um dos 13 municípios, dos 24 do distrito, que integram a lista dos concelhos considerados de risco elevado, 191 no país, a par com Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão e Vila Nova de Paiva.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo