Home / Notícias / Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões quer dar continuidade à rede cultural

Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões quer dar continuidade à rede cultural

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do PO Centro 2020, submeteu, ao fundo extraordinário “Programação Cultural em Rede”, a candidatura “Rede Cultural Viseu Dão Lafões”, num valor total de trezentos mil euros, que pretende dar continuidade ao ciclo programático que tem desenvolvido na área cultural e cuja atividade foi fortemente limitada no contexto da pandemia COVID-19.  

Com esta candidatura, a CIM Viseu Dão Lafões visa “articular em todo território, ao longo do ano de 2021, uma programação cultural que permita, não só, a valorização dos recursos patrimoniais e museológicos regionais, como também, apoiar os agentes culturais e turísticos locais, apostando numa agenda cultural diversificada aliada a uma estratégia de comunicação e promoção”.  

Esta candidatura procura dar “continuidade à rede cultural de cooperação intermunicipal que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a fomentar, em parceria com os catorze municípios que a integram, e que tem permitido, não só, promover a itinerância de conteúdos artísticos, como tem contribuído para a estruturação de um produto cultural regional de características ímpares”. 

“Com forte aposta numa programação cultural suportada em iniciativas que envolvem tanto as comunidades como a rede de agentes culturais de toda a região, esta candidatura conta com a parceria artística de entidades culturais de inquestionável notoriedade do território Viseu Dão Lafões”, frisa.  Paralelamente, em articulação com os quatorze municípios do território, a CIM Viseu Dão Lafões concertou uma estratégia intermunicipal de apresentação de candidaturas conjuntas, no domínio da Programação Cultural em Rede.

Neste contexto, foram apresentadas mais cinco candidaturas, com geometrias temáticas e territoriais variáveis, que totalizam mais um milhão e meio de euros em apoios.  

De acordo com o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “A CIM desde cedo assumiu a cultura como um fator de atratividade e competitividade regional. Atendendo às dificuldades levantadas, no decurso da pandemia COVID-19, vimo-nos na contingência de rapidamente formular novas estratégias de atuação de modo a dar resposta às necessidades dos agentes culturais, das populações e operadores turísticos, foi nesta ótica que a CIM avançou com a candidatura Rede Cultural Viseu Dão Lafões”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo