A adjudicação da obra, com um prazo de execução de 18 meses, foi feita pela VISEU NOVO SRU, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.
Este é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico, um exemplar inigualável do património histórico e arquitetónico de Viseu, que será agora devolvido à comunidade.
A intervenção será estruturante, mas seguindo os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício, mantendo elementos distintivos como a cobertura, o conjunto de azulejos, as escadarias, os tetos, o lanternim e os salões.
“Esta é uma obra muito desejada num imóvel histórico de grande memória e afeto em Viseu”, considerou o Presidente da Câmara. “Conciliámos o objetivo de o revitalizar com o desígnio de uma exemplar intervenção de reabilitação patrimonial”, afirmou António Almeida Henriques.
O avançar desta obra permite dar seguimento à estratégia de revitalização do Centro Histórico, levada a cabo pelo Município de Viseu e a VISEU NOVO desde 2014, através da criação de novas âncoras no coração da cidade.
Neste caso, o futuro do edifício passará pela recuperação das atividades culturais ali anteriormente desenvolvidas, permitindo que no “corpo” novo seja instalado um equipamento de apoio pedagógico.
Comente este artigo