A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda reuniu com a ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, na Urgeiriça, concelho de Nelas.
Em causa está o atraso em que se encontra a recuperação ambiental e ecológica das habitações dos ex mineiros da Urgeiriça, construídas com recurso a material contaminado pela extração de urânio.
Catarina Martins diz “não ser admissível que a empresa responsável ainda não tenha avançado com as obras” a coordenadora do BE criticou também a “passividade do Governo” neste processo.
Há moradores que não têm alternativa e há mais de 20 anos que moram em casas construídas com materiais radioativos, pondo em causa a sua própria saúde.
António Minhoto, presidente da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, diz que os trabalhadores não vão abdicar dos seus direitos e vão continuar a lutar para que as casas sejam recuperadas de acordo a decisão já tomada pelo Governo.
O atraso na recuperação das casas dos ex mineiros já motivou uma pergunta ao Governo do Bloco de Esquerda e a entrega de uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pela ATMU.
Galeria de fotografias e áudio / João Alves – Alive Fm.
Comente este artigo