Home / Notícias / Deputados do PSD/Viseu lamentam deslocalização de helicóptero do INEM

Deputados do PSD/Viseu lamentam deslocalização de helicóptero do INEM

Os deputados do PSD eleitos por Viseu lamentam a decisão do Governo de deslocar para Loures o helicóptero do INEM, considerando que “é mais uma demonstração da forma ligeira” como tem lidado com o interior do país.

Numa pergunta endereçada à ministra da Saúde, Pedro Alves, Fernando Ruas, Carla Borges e António Lima Costa lembram que o helicóptero estava “temporariamente localizado em Viseu”, por o heliporto da base de Santa Comba Dão não ter reunidas as condições técnicas para garantir a segurança nos processos de aproximação e descolagem.

“Passados oito meses desta medida temporária, quando o normal seria o regresso à base de Santa Comba Dão, o Governo, envergonhada e unilateralmente, decide deslocar o helicóptero do INEM para Loures, fundamentando a decisão nos constrangimentos causados a uma entidade privada que ocupava um hangar no aeródromo de Viseu”, criticam.

Na opinião dos deputados sociais-democratas, “não sendo novidade as desculpas do Governo para justificar a negligência ou as más opções políticas em matéria de saúde nesta região”, esta decisão é “incompreensível e até uma afronta”.

“Trata-se de uma decisão que pode colocar em risco vidas humanas. Não há, portanto, argumento de qualquer natureza que justifique um erro desta dimensão”, alertam.

Os deputados defendem que “cabe ao Governo o dever de garantir uma igualdade no acesso aos cuidados de saúde a todos os cidadãos portugueses”, sendo que, “com esta lamentável decisão, o Governo não só colocará em risco vidas humanas pelo aumento do tempo na assistência, como aumentará os custos das deslocações dos helicópteros”.

Neste âmbito, perguntam à ministra se “o helicóptero do INEM voltará a operar a partir do heliporto de Santa Comba Dão” e, caso a resposta seja negativa, “qual a alternativa encontrada para substituir a base de helicópteros do INEM na região”.

“Ao longo do hiato de oito meses do reposicionamento temporário do helicóptero do INEM no aeródromo de Viseu, que iniciativas tomou o Governo para garantir que o heliporto de Santa Comba Dão ficaria operacional? Percebendo que tal não seria possível, como não foi, que iniciativas tomou para que fosse prorrogada a permanência do helicóptero em Viseu?”, questionam também.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo