A GNR de Viseu alertou hoje para o risco que representam atividades de gestão de combustível e de renovação de pastagens, que este ano já levaram à detenção de três pessoas e à identificação de mais 16 neste distrito.
m comunicado, a GNR refere que “a grande maioria dos incêndios registados tiveram origem aquando da execução de queimas de sobrantes de exploração”.
Apesar de as queimas não estarem proibidas, a GNR refere que o aumento das temperaturas nos próximos dias e a diminuição considerável da humidade dos combustíveis “podem criar condições favoráveis para o descontrolo das queimas e propagação do fogo aos combustíveis adjacentes, originando incêndios”.
Atendendo a que “as principais causas dos incêndios até agora validados estão intimamente ligadas com as atividades de gestão de combustível e de renovação de pastagens”, a GNR pede que sejam tidos os cuidados necessários a executá-las.
“O Comando Territorial de Viseu vai manter uma vigilância próxima nas zonas florestais, empenhando diversas capacidades e valências, de forma a reduzir o número de ocorrências desta natureza”, acrescenta.
Comente este artigo