Home / Notícias / Ministra da Agricultura em Viseu anunciou que Plataforma “Alimente quem o alimenta” já reúne mais de mil produtores
Maria do Céu Albuquerque Ministra da Agricultura

Ministra da Agricultura em Viseu anunciou que Plataforma “Alimente quem o alimenta” já reúne mais de mil produtores

A plataforma Alimente quem o alimenta, lançada há cerca de um mês, já reúne mais de mil produtores e teve mais de cem mil interações com potenciais compradores, anunciou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Ao intervir na cerimónia de apresentação do mercado online Prove Viseu Dão Lafões, a ministra lembrou que a criação desta plataforma teve como objetivo aproximar os produtores dos consumidores, de forma a minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.

“Já tivemos mais de cem mil interações, sabendo que mais de 30 mil chegaram ao fim de toda a cadeia. Só ainda não sabemos, mas estamos a fazer esse trabalho de auscultação junto dos produtores, dessas 32 mil interações que chegaram ao fim quem é que verdadeiramente comprou”, afirmou.

Através desta plataforma lançada pelo Ministério da Agricultura, qualquer produtor poderá anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para entrega, e qualquer consumidor poderá pesquisar por concelho e por produtos (biológicos ou não) e encomendá-los.

Maria do Céu Albuquerque falava durante a apresentação do mercado, que pretende ser «um acelerador para a transformação digital» das micro, pequenas e médias empresas da região, apoiando os produtores locais no escoamento dos seus produtos a nível nacional.

A governante disse não ter dúvidas de que este tipo de relacionamento entre produtores e consumidores veio para ficar.

“Cabe a todos nós fazermos com que esta forma de comércio digital possa, cada vez mais, servir o nosso país, nomeadamente as regiões mais rurais, com menor densidade populacional e, com isso, sermos capazes de alimentar a economia local, regional e familiar, essencialmente, valorizar aquilo que é nosso”, frisou.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou que, mesmo antes da Covid-19, já havia a intenção “de um dia lançar este mercado online’.

“Vivemos um tempo diferente e houve necessidade de acelerar todo o processo”, afirmou o responsável, justificando que a CIM e os seus parceiros neste projeto não podiam ficar indiferentes às dificuldades de escoamento dos produtores locais e à oportunidade criada com o aumento das vendas online.

O mercado ‘online’ Prove Viseu Dão Lafões tem disponíveis “mais de uma centena de referências de artigos”, entre os quais se destaca o queijo Serra da Estrela, o vinho do Dão, os enchidos, o chá, o mel e os licores.

“Vamos entrar hoje com quase duas dezenas de produtores que se associaram a esta plataforma e temos mais cerca de duas dezenas prontos para entrar”, frisou Nuno Martinho.

Com a expectativa alta, há já a “ambição de evoluir”, estando prevista, por exemplo, a promoção de cabazes de Natal, avançou.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo