Home / Notícias / Santuário de Nossa Senhora da Lapa realiza consagração mundial nas redes sociais

Santuário de Nossa Senhora da Lapa realiza consagração mundial nas redes sociais

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Concelho de Sernancelhe, vai invocar a proteção maternal da Mãe de Deus, de forma muito especial para todos os povos de língua portuguesa e, mais concretamente, para as comunidades onde o culto secular à Senhora da Lapa continua presente. A iniciativa acontecerá na quarta feira da semana pascal, dia 15 de abril, às 16 horas, e surge num momento de grande dor e sofrimento vivido em todos os continentes devido à pandemia provocada pela COVID19.

O Santuário convida portanto os devotos da Senhora da Lapa, espalhados pelos quatro cantos do mundo, a associarem-se a este momento de consagração e a acompanharem, através da sua página do Facebook https://www.facebook.com/santuariodalapa/ este momento em que simbolicamente se evoca a fé mundial em Nossa Senhora da Lapa e se realiza também uma oração à escala planetária.

De acordo com o Santuário da Lapa, que tem por tradição celebrar a Páscoa e a Semana Santa com notável sentido religioso, “na impossibilidade de nos reunirmos fisicamente no Santuário-mãe”, esta é uma forma de demonstrar a dedicação de Nossa Senhora da Lapa às causas do Mundo.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos mais antigos em Portugal, tem 520 anos e causa deslumbramento pela sua monumentalidade no planalto da Serra da Lapa a quase mil metros de altitude. A história da Lapa começa em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa, trazida para aquele local por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma pedra muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, exceto quem tiver pecado grave. A lenda tomou proporções nacionais e, sem demoras, surgiram as primeiras construções naquele local.

Alguns anos mais tarde, e já sob a orientação dos jesuítas, foi construída a atual Igreja, que ficaria concluída no ano de 1635, no exato local onde a Pastorinha Joana descobriu a imagem de Nossa Senhora. Confiada à Companhia de Jesus a gestão do culto, a Lapa ganhou preponderância, correu mundo e velou pelos portugueses que embarcaram nas caravelas dos descobrimentos.

O Colégio, onde gente ilustre como o escritor Aquilino Ribeiro ingressou em 1895 para estudar gramática, latim, lógica e moral, começou a ser construído em finais do século XVI e é uma das obras maiores dos Jesuítas na Lapa, funcionando hoje como pousada do Santuário.

A preponderância da Lapa foi reconhecida também pela coroa que, em 1740 lhe conferiria o estatuto de Vila, que manteria durante 145 anos. Este santuário de Senhora da Lapa e a Catedral de Santiago de Compostela na Galiza, em tempos, chegaram a ser os dois santuários mais importantes da Península Ibérica.

De acordo com Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, na sua obra “Santuário da Lapa – História e Tradição”, “os padres jesuítas fizeram ecoar o nome da Lapa não só em todas as províncias de Portugal, mas ainda em Espanha, Brasil e Índia (…) E, como levado pelo vento, o nome da Lapa chegou além-fronteiras, às terras longínquas tocadas pelos portugueses. (…) a Senhora da Lapa é invocada também pelos homens do mar, pelos emigrantes no Brasil e na Índia. No Brasil ficaram memórias importantes da Senhora da Lapa no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e em São Salvador da Baía”. De acordo com este autor, o culto a Nossa Senhora da Lapa está espalhado por vários países de língua oficial portuguesa, onde os exemplos vivos da sua presença são também as inúmeras igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Lapa.

Atendendo à dimensão mundial do culto a Nossa Senhora da Lapa, e no momento em que todos os povos enfrentam a pandemia da Covid-19, o Santuário da Lapa assume esta iniciativa como sendo uma forma de chegar aos que mais “sofrem nesta hora” e de nos lembrarmos “de todos quantos contribuem para o alívio do seu sofrimento”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo