A Direção Regional de Cultura do Norte anunciou que está a “promover trabalhos de conservação e restauro” das fachadas da igreja e da torre sineira da Sé Catedral de Lamego.
As intervenções em curso na Sé de Lamego estão enquadradas na Operação Rota das Catedrais a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE 2020, devendo ficar concluídas ainda este ano.
A “Rota das Catedrais a Norte” abrange intervenções infraestruturais de qualificação e valorização das sés/catedrais de Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.
As intervenções são acompanhadas de ações de promoção e gestão deste património.
A responsabilidade financeira das intervenções é repartida entre as entidades eclesiásticas e a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que coordena o processo e faz o acompanhamento técnico.
A intervenção em Lamego “abrange os elementos construtivos da envolvente exterior, implicando ações de limpeza, consolidação, estabilização estrutural e restauro, procurando diminuir o impacto das alterações e minimizar a degradação dos paramentos, cantarias e elementos esculpidos”, explica a DRCN.
Ainda segundo a DRCN, a primeira fase de trabalhos está dedicada ao levantamento e registo, ao estudo e ao mapeamento de litologias, patologias e danos para todo o conjunto.
Em simultâneo, decorre “a eliminação da colonização biológica e vegetação superior e o ensaio de métodos de limpeza das superfícies pétreas”. Esta intervenção abrange primeiro a torre sineira e depois a igreja.
“As fachadas refletem as distintas fases da edificação do conjunto catedralício ao longo dos séculos, bem como a diversidade de proveniência dos granitos da região (Valdigem, Várzea de Abrunhais e das Meadas e granito biótico de Lamego)”, explica a Direção Geral.
A intervenção implica ainda outros trabalhos de restauros e reparações, em paramentos e vãos exteriores, quer nas portas ao nível térreo, quer nas janelas (com particular destaque para o reforço do janelão central da fachada da igreja).
Estes trabalhos ocorrem em paralelo com outras intervenções de restauro no interior da igreja, no Coro Alto e na Capela do Santíssimo, encetadas pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Sé (Lamego).
Lusa
Comente este artigo