Home / Notícias / Viseu: empresa proprietária dos helicópteros do INEM nega que pilotos estejam a voar sem licença

Viseu: empresa proprietária dos helicópteros do INEM nega que pilotos estejam a voar sem licença

Em causa está uma notícia do JN sobre a falta de formação obrigatória de pilotos de helicópteros do INEM. A empresa britânica afirma que está a trabalhar, com sentido de urgência, em conjunto com a ANAC de forma a ultrapassar as não conformidades administrativas ainda pendentes e não revertidas”.

A empresa britânica Babcock negou esta quinta-feira que os seus pilotos estejam a voar sem licença, depois de o “Jornal de Notícias” (JN) escrever que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) teria impedidos diversos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de voarem por falta de treinos e formações obrigatórias.

A multinacional liderada por Archie Bethel garante que a segurança dos trabalhadores, clientes e utilizadores é uma prioridade e “está a trabalhar, com sentido de urgência, em conjunto com a ANAC de forma a ultrapassar as não conformidades administrativas ainda pendentes e não revertidas”.

Em declarações ao JN, a ANAC admitiu que proibiu a Babcock “de utilizar alguns pilotos nas operações de emergência médica ou em alguns modelos específicos de aeronaves, enquanto a empresa não demonstrar que os pilotos cumpriram com o treino obrigatório ou recorrente necessário”.

Segundo a mesma publicação, em determinadas horas do dia, as aeronaves contratadas pelo Estado à Babcock por 38,7 milhões de euros ficam paradas – é o caso das de Macedo de Cavaleiros e de Viseu, que só na última semana estiveram ‘no chão’, “pelo menos”, três dias.

Contudo, a Babcock diz estar focada em assegurar que os serviços de emergência médica “continuam totalmente operacionais”, com os recursos necessários até que o assunto fique devidamente resolvido.

O INEM aplicou penalidades no valor de 256 mil euros à Babcock desde que a empresa começou a fornecer serviços ao Estado português.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo