Home / Notícias / Câmara de Viseu inaugura este ano o Museu Keil do Amaral

Câmara de Viseu inaugura este ano o Museu Keil do Amaral

A Câmara de Viseu vai inaugurar este ano o museu dedicado à família Keil do Amaral, anunciou o presidente da autarquia, Almeida Henriques, aquando da apresentação da programação anual da rede museológica municipal.

“A data da inauguração ainda não está definida, mas segundo o autarca de Viseu, o Dia Internacional dos Museus a 18 de maio, seria a data mais aconselhada.

O autarca explicou que a obra da reconstrução da Casa da Calçada, no centro histórico da cidade, ainda não foi entregue à Câmara, “o que deverá acontecer nos próximos dias”.

Este museu, que será o oitavo a integrar a rede de museus municipais, é uma promessa que Almeida Henriques herdou, uma vez que, no seu entender, “é uma herança do anterior executivo”, de Fernando Ruas.

“Será um museu de família. É um museu que percorre dois séculos, quase três. É uma viagem biográfica entre um conjunto de artistas da família Keil do Amaral, entre os séculos XVIII e XXI, e que vai desde Alfredo Keil a Leonor Keil”, realçou o vereador da Cultura Jorge Sobrado, lembrando o autor do hino “A Portuguesa” e a bailarina internacional.

Jorge Sobrado acrescentou que o museu contemplará “algum espólio da família” e o espaço apresenta “várias gerações de artistas desde pintores, escultores, músicos, arquitectos, bailarinos e coreógrafos”, o que traduz “uma viagem pela história artística de uma família muito importante das artes portuguesas, contemporânea e moderna”.

“Ao mesmo tempo que é uma viagem pela história da família Keil do Amaral, é também um testemunho da própria história da arte em Portugal, até porque muitos elementos desta família foram vanguardistas na história da arte portuguesa”, contou.

Almeida Henriques anunciava a criação do novo museu municipal, o oitavo da rede que contempla quatro espaços na área urbana e três em freguesias rurais do concelho, no dia em que, juntamente com o vereador da Cultura, apresentava a programação anual da rede museológica.

Entre as actividades anunciadas, este ano com um foco no cinema e fotografia, uma vez que é o tema escolhido pela autarquia para se celebrar em Viseu, haverá conferências, oficinas, “safaris e concursos fotográficos” e 24 exposições, “muitas delas de fotografias”, como a de Samuel Almeida, sobre o escritor Aquilino Ribeiro.

Entre as outras novidades apresentadas pela autarquia está o inventário do acervo museológico da rede municipal, que “deixou de estar registado em folhas soltas, para estar informatizado, garantindo assim um controlo sobre o património municipal”.

O vereador Jorge Sobrado disse ainda que também será apresentado em 2020 o Entre Museus, um “novo serviço de mediação com as escolas, e não só”, que terá uma sede na Quinta da Cruz, mas que “será transversal aos oito museus e terá toda a oferta educativa e será um ponto permanente das actividades de cada museu”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo