A câmara de Nelas assinou o contrato de empreitada para construção de uma nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) na zona da Ribeirinha em Canas de Senhorim.
A ETAR vai tratar o saneamento da Zona Industrial próxima, da Zona das Lameiras e Canas Nascente e terá potencial com mais investimento para o tratamento do saneamento de Vale de Madeiros.
O contrato tem o valor de 479 mil euros e um prazo de execução de 12 meses contados depois do necessário visto do Tribunal de Contas (que se prevê ocorra em 60 dias), chegando o investimento total com projeto, fiscalização, terrenos e outros custos, a mais de 500 mil euros, financiamento que tem o apoio do PT2020/POSEUR Programa Operacional da Sustentabilidade e Uso de Recursos.
O Sistema de águas residuais de Ribeirinha/Canas de Senhorim Nascente vai fazer a drenagem e o tratamento das águas residuais pré tratadas da zona industrial da Ribeirinha, e ainda as águas residuais da bacia de drenagem de Canas de Senhorim Nascente/Lameiras.
A Estação de Tratamento de Águas Residuais do sistema tem como grande objetivo tratar todas as águas residuais urbanas, dotando aquela zona de um sistema satisfatório de tratamento de águas residuais.
O sistema concebido permite abranger uma população equivalente de 1000 habitantes e funcionará em simultâneo com a nova ETAR construída em 2014 na Zona poente de Canas de Senhorim.
A assinatura deste contrato de empreitada sucede depois de terem ficados desertos os dois concursos públicos anteriores lançados em 2018 e inicio de 2019.
Com a implementação desta operação, a câmara de Nelas garante a drenagem e tratamento de águas residuais de uma forma satisfatória em toda a população de Canas de Senhorim, conforme compromissos assumidos no sentido de resolução acelerada de todos os problemas ambientais existentes no concelho de Nelas.
Comente este artigo