A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, inaugurou este fim de semana no Parque Botânico “Arbutus do Demo”, em Vila Nova de Paiva, o Centro Municipal de Trail Running.
Com este Centro de Trail Running, os amantes da natureza têm ao dispor, sinalização e identificação dos trajectos que percorrem Vila Nova de Paiva, Fráguas, Queiriga e Vila Cova à Coelheira.
Esta iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões insere-se na estratégia de reforçar o posicionamento da região como destino turístico de excelência, lado a lado com o património natural do concelho, salientou José Morgado, presidente da câmara de Vila Nova de Paiva.
O autarca José Morgado, salientou ainda que o concelho de Vila Nova de Paiva, tem reunidas as condições para que se mantenha pelo quarto ano consecutivo, o concelho do distrito de Viseu, mais amigo do desporto.
Ana Luísa Xavier, presidente da Associação Trail Running de Portugal, reconhece que esta prática desportiva tem contribuído para o crescimento de um turismo mais responsável e ecológico.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, reconhece que o agora inaugurado Centro Municipal de Trail Running de Vila Nova de Paiva, vai contribuir para o aumento do número de visitantes aos espaços patrimoniais, a par com o turismo de natureza.
Para Nuno Martinho, o Centro Municipal de Trail Running de Vila Nova de Paiva, vai aumentar o número espetadores para eventos de animação, da realização de ações de valorização dos produtos endógenos e, aumentar o número de dormidas e estada média de turistas na região.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, este projeto “vai reforçar a estratégia de Turismo de Natureza que a CIM Viseu Dão Lafões está a implementar no território, através da criação de um produto compósito de turismo de natureza que associa percursos pedestres com as grandes e pequenas rotas, as ecopistas, as subidas épicas e os centros de BTT e Trail”.
O resultado dos trabalhos de intervenção para a implementação da sinalética de identificação do trajeto, os visitantes têm ao dispor cinco percursos, que variam entre os 4,03 e os 47,7 quilómetros, num investimento total de meio milhão de euros.
Créditos: reportagem e fotografias (Pedro Santos)
Comente este artigo