As aeronaves “Oscar 01” e “Oscar 02”, aviões para missões de vigilância, avaliação e coordenação aérea em fogos rurais, estão estacionados no aeródromo municipal de Viseu.
As aeronaves fazem parte dos meios aéreos que compõem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que este ano escolheu Viseu para acolher os dois “Oscares”.
Paulo Soares diretor do aeródromo de Viseu, diz que Autoridade Nacional de Proteção Civil atestou a operacionalidade, em particular noturna, do aeródromo.
Os aviões estão dotados de capacidade de observação e recolha de imagens relativas às manchas florestais e às áreas adjacentes sobrevoadas, para uma melhor perceção de um incêndio, mesmo que tenha tido início durante a noite.
O aeródromo de Viseu, diz Paulo Soares está capacitado para que os “Oscares” possam operar durante o período noturno.
Os dados recolhidos durante as missões aéreas destinam-se a apoiar a decisão operacional, sobretudo na definição de estratégias de combate a aplicar a cada teatro de operações, bem como a identificação de pontos críticos, como sejam povoações isoladas ou outros elementos expostos ao risco no eixo de progressão de um eventual incêndio rural.
Durante o período crítico de incêndios estão estacionados no aeródromo de Viseu cinco meios aéreos, três de combate e dois de vigilância.
Aeródromo de Viseu recebeu pela primeira vez duas aeronaves “Oscar 01” e “Oscar 02”, para missões de vigilância, avaliação e coordenação aérea em fogos rurais.
Comente este artigo