Todos os anos, em mês de santos populares e dia de São João, a 24 de junho, a população de Vildemoinhos deixa para trás a aldeia e ruma em direção à cidade, num desfile de animação e carros alegóricos que atrai milhares de viseenses e visitantes.
Esta é uma tradição com 367 anos, as “Cavalhadas de Vildemoinhos” saem à rua na segunda-feira para cumprir a promessa feita a São João.
Na edição de 2019 o desfile conta com mais carros artísticos que o ano passado, salientou à Alive Fm Ramiro Figueiredo, presidente das Cavalhadas de Vildemoinhos.
Desde os mais tradicionais, aos mais artísticos ou satíricos, a cor, as tradições, as quadras, os manjericos e a famosa broa são ingredientes que acompanham o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos.
O tema deste ano é “Memórias e Sabores, mas um dos carros artísticos vai homenagear os 100 anos da GNR de Viseu.
Organizar o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos não é uma tarefa fácil, tanto a nível de trabalho como financeiro, refere Ramiro Figueiredo.
As Cavalhadas de Vildemoinhos são parte da história da povoação e do concelho de Viseu, a tradição é uma festividade simbólica, um ritual anual de agradecimento a São João, o santo milagroso que acudiu às preces de moleiros e aldeões em épocas de desespero.
Comente este artigo