Home / Notícias / Castro Daire e Lamego integram Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Castro Daire e Lamego integram Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Está criada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago com o objetivo de implementar uma estratégia nacional para a melhoria, divulgação e promoção daquelas vias de peregrinação.

Esta Federação agrega cerca de 60 entidades, entre municípios como o de Castro Daire e Lamego e associações de peregrinos, e tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos caminhos de Santiago em território nacional.

A Federação pretende “revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas”.

Outro dos objetivos da Federação, passa por delinear e implementar “uma estratégia comum em todo o país” e promover “sinalética igual” naquelas vias de peregrinação.

Os caminhos de Santiago, que atravessam Portugal de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos há séculos e têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.

Atualmente podem identificar-se três percursos principais: o Caminho da Costa que parte do Porto, atravessa o Minho até Espanha, o Caminho Interior que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e o Caminho Central Português que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para Norte.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo