A Câmara de Viseu vai alterar o regulamento do programa “Viseu Investe” de forma a conseguir uma maior capacidade de resposta à captação de investimento e à criação de emprego.
Na reunião do executivo camarário, foi aprovado, por unanimidade, o início do procedimento de alteração ao regulamento, que agora terá de ser sujeito a debate público e depois a aprovação da Assembleia Municipal.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia, Almeida Henriques (PSD), frisou “o enfoque muito forte deste executivo na captação de investimento para Viseu”, que considera estar a ter resultados.
Segundo Almeida Henriques, entre as principais alterações ao regulamento estão as possibilidades de financiamento a empresas que criem acima de três postos de trabalho e à aquisição de terrenos.
Com as alterações sugeridas, o regulamento permitirá também a extensão dos apoios até aos cinco anos e “valorizar a componente exportadora, a componente industrial e a componente de investimento em investigação e desenvolvimento, que são linhas estratégias que se tem vindo a prosseguir”, salientou o autarca Almeida Henriques.
Os vereadores da oposição (PS) votaram favoravelmente as alterações ao regulamento, mas, na sua declaração de voto, que foi lida por Pedro Antunes, alertam o executivo de que “tem de ir muito mais longe no desenvolvimento da atividade económica” no concelho.
Segundo os socialistas, ” Viseu Investe continua curto, pouco inovador, pouco ambicioso, pouco ajustado para ultrapassar o atraso histórico de Viseu em atividade económica face a municípios vizinhos e cidades da sua escala mais competidoras”.
Comente este artigo