É insuficiente a verba que a câmara de Vila Nova de Paiva atribui à Associação Amigos do Pêlo, que tem por missão resgatar e promover a adoção de animais abandonados ou vítimas de maus tratos.
A denúncia é feita pelo Bloco de Esquerda de Viseu, que visitou as instalações da associação, constatando que o espaço é deficitário.
Diego Garcia, do BE, salientou à Alive Fm, que a associação tem feito o trabalho possível mesmo com a mensalidade reduzida atribuída pelo município.
O único canil do concelho de Vila Nova de Paiva, alberga perto de 60 animais e com o trabalho diário de um funcionário em condições extremamente precárias e desumanas, refere o Bloquista Diego Garcia, vale no entanto o esforço dos voluntários da associação.
O projeto do canil da responsabilidade da autarquia, tinha previstas três fases, mas apenas a primeira foi concluída.
Realça Diego Garcia, que o município de Vila Nova de Paiva também optou por não se candidatar às verbas do Orçamento de Estado para a construção e requalificação do canil e esterilização dos animais.
O Bloco de Esquerda de Viseu salienta ainda que o município de Vila Nova de Paiva, não promove a sensibilização e informação para as boas práticas e para adoção de animais, o município é ausente de qualquer política de bem-estar animal e não existem projetos nas freguesias para a vacinação.
Depois de diversos municípios terem invocado falta de recursos para proceder à esterilização de animais, também alguns municípios do distrito de Viseu invocaram esta dificuldade, o Bloco de Esquerda de Viseu, diz estranhar que dos 500 mil euros disponibilizados pelo Governo para a esterilização a nível nacional em 2018, só tenham sido utilizados pouca mais de 287 mil euros.
Comente este artigo