Home / Notícias / Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca reabre este sábado

Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca reabre este sábado

O Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca encontra-se temporariamente encerrado ao público, mas a igreja e a área arqueológica mantêm-se visitáveis, anunciou o Museu de Lamego, responsável pela gestão do projeto Vale do Varosa.

Segundo o museu, “o encerramento manter-se-á enquanto decorrem os trabalhos de valorização do espaço, no âmbito da segunda fase do Projeto Vale do Varosa”, que é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, e cofinanciado pelo Programa Norte 2020.

O Vale do Varosa 2 constitui a segunda fase de um projeto que arrancou em 2009 e que permitiu a criação e abertura ao público de uma rede de monumentos.

Este projeto “incluiu a recuperação parcial e abertura ao público do Mosteiro de São João de Tarouca, do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e do Convento de Santo António de Ferreirim”, recorda o museu, frisando que se tratam de “imóveis históricos de enorme valor identitário, artístico e patrimonial, e como tal, de elevado potencial turístico”.

Em abril de 2014, “a rede foi ampliada com a integração da ponte fortificada de Ucanha e da capela de São Pedro de Balsemão”, acrescenta.

De acordo com o Museu de Lamego, agora, com a segunda fase do projeto, está prevista a “continuação, consolidação, alargamento e melhoria” do trabalho já feito.

Serão realizadas “ações que visam o alargamento das áreas de visita já abertas”, a “integração de novos elementos patrimoniais nos percursos de visita”, o “aumento da diversidade de elementos e temáticas de visita e o reforço da comunicação do projeto”, avança.

Os trabalhos de valorização no Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca juntam-se à já consolidada intervenção de conservação e restauro do teto da antiga botica do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, “que marcou, ainda em 2018, o arranque da operação do Projeto Vale do Varosa 2”, refere o museu.

Este projeto tem um investimento global de cerca de dois milhões de euros.

Lusa

 

Pode ver também

Duas menções de ‘Prata’ conquistadas pela “Movimenta Associação” no “Gym For Life Portugal 2024”

A ‘Movimenta – Associação Cultural e Desportiva de Moimenta da Beira’ foi distinguida com duas …

Comente este artigo