Home / Notícias / CDOS: Testa capacidade de emergência em acidente ferroviário de grandes dimensões

CDOS: Testa capacidade de emergência em acidente ferroviário de grandes dimensões

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), promove hoje e amanhã o Exercício PROCIV-AZURARA 2019, com o objetivo de treinar e testar a capacidade de resposta operacional perante uma situação de emergência decorrente de um acidente ferroviário de grandes dimensões.

Durante a manhã de hoje, o exercício decorreu em modo de posto de comando, em contexto de sala de operações, envolvendo os diferentes agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes do distrito.

Amanhã, dia 9 de março, pelas 09h30, o Exercício PROCIV-AZURARA 2019 decorrerá na modalidade LIVEX (Live Exercise), que implica a movimentação de meios operacionais de socorro no terreno, com a realização de um simulacro na Estação de Caminhos de Ferro de Mangualde, distrito de Viseu, com os seguintes cenários: acidente ferroviário, cenário multivítimas, cenário de desencarceramento, cenário de matérias perigosas, cenário de incêndio industrial, cenário de apoio psicossocial, ativação do Plano de Emergência da Infraestruturas de Portugal/Linha da Beira Alta, do Plano Municipal de Emergência de Mangualde, do Plano Distrital de Emergência de Viseu, do Plano de Contingência de Catástrofes do ACES Dão Lafões e ativação do Plano de Contingência da Urgência do Centro Hospitalar Tondela Viseu – (Viseu).

Face aos cenários previstos, vai ser testada e treinada a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes de Proteção Civil, os planos de emergência e os procedimentos e sistemas que visam melhorar a interoperabilidade entre diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes.

Durante o simulacro será testada igualmente a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões de decisão em matéria de gestão de operações de proteção e socorro. Para concretizar esta ação estão envolvidas cerca de 30 entidades e mobilizados 315 operacionais.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo