Cinfães integra a rede de Municípios Solidários com as Vítimas de Violência Doméstica. O protocolo de cooperação foi assinado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Os objetivos estratégicos contemplam a promoção para fortalecer as vítimas, como a criação e o reforço de medidas de ação positiva no acesso à habitação, contribuindo para a sua autonomização.
O protocolo prevê que o Município tenha um envolvimento ativo na implementação de uma política pública de habitação com expressão local e com respostas diferenciadas e articuladas.
O documento agora assinado propõe agilizar o processo de autonomização e do fortalecimento das vítimas de violência doméstica sinalizadas pelas respostas de acolhimento de emergência e das casas de abrigo integradas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, permitindo encontrar soluções que deem resposta às necessidades de habitação das vítimas quando retornam à vida na comunidade.
Comente este artigo