O presidente da Câmara de Viseu revelou que 2019 é o ano em que o município se assume como “destino nacional de gastronomia” e promete “boa comida” e formação nas escolas para uma alimentação saudável.
“A cidade de Viseu elege o seu património gastronómico e os seus atributos à mesa como um mote de valorização cultural e turística e, neste âmbito, vai desenvolver um plano anual de ação em três eixos”, avançou o autarca Almeida Henriques.
O presidente de câmara explicou que este plano passará pela “valorização cultural, patrimonial e económica de produtos locais, a qualificação de recursos e operadores económicos e um terceiro eixo virado para a promoção e animação” turística.
Como público-alvo, está a “comunidade local e regional e todo o mercado nacional e ibérico, que acaba por ser o destino que mais procura” Viseu e, por isso, ao longo do ano a gastronomia assumirá o papel principal nos diversos eventos da cidade e será o mote para novas iniciativas.
Viseu estará também no início do ano, e pela primeira vez, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), onde será apresentada “toda a oferta viseense, com foco na gastronomia, e será uma participação ativa”. Marcará ainda presença, “como é habitual, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), este ano com o enfoco na gastronomia”.
Durante o ano irão decorrer ações formativas para a fileira gastronómica e restauração local também se vão realizar ações educativas de gastronomia saudável, voltadas para a comunidade escolar e famílias, dentro de uma lógica de alimentação nas escolas.
Almeida Henriques lembrou os “programas em curso de alimentação mediterrânica, de uma alimentação saudável” e “o combate à obesidade”, o autarca salientou ainda que “também os museus municipais estarão dedicados ao património gastronómico” de Viseu.
O presidente do executivo municipal esclareceu também que a formação que vai acontecer nesta área da restauração resulta de “um projeto privado, que dentro de pouco tempo será apresentado”, sublinhando que o mesmo “será também uma mais valia para a vertente da cozinha e atendimento”. Destacou também “a formação que decorre na Casa da Ribeira” e o “trabalho com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal que tem sido desenvolvido e que terá continuidade”.
O destino nacional gastronómico nasce no âmbito da estratégia do ‘marketing’ territorial que a autarquia e a Viseu Marca têm vindo a promover desde 2017, com a criação do ano oficial para visitar Viseu.
Em 2018, Viseu foi cidade europeia do folclore.
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