O Bloco de Esquerda denuncia poluição na ribeira que atravessa a povoação Dardavaz, concelho de Tondela, com as descargas que, segundo os habitantes locais e documento da Câmara Municipal de Tondela, têm origem na ETAR da ZIM da Adiça.
As águas de correm no ribeiro apresentam cor escura e a existência de uma grande quantidade de espuma à superfície, provocando um cheiro insuportável em dia de calor.
A ribeira desagua no Rio Criz, que por sua vez conflui com o Rio Dão junto à Albufeira da Aguieira, local de captação de água para consumo humano do sul do distrito de Viseu e vários concelhos do distrito de Coimbra.
O Bloco de Esquerda já denunciou, junto da Agência Portuguesa do Ambiente e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente as muitas descargas dos últimos meses, documentando as mesmas com fotografias e vídeos que demonstram a situação de poluição daquela zona, como referiu à Alive Fm Carlos Couto do Bloco de Esquerda de Viseu.
Carlos Couto questiona se a ETAR da Adiça está apenas a tratar de resíduos orgânicos ou está também a receber águas poluentes da atividade industrial.
O Bloco de Esquerda tem fotografias de descargas industriais para a ribeira que não passam pela ETAR e do ponto de saída da Estação de Tratamento de Águas Residuais, onde é visível um manto de espuma.
O Bloco de Esquerda diz estar preocupado com o funcionamento da ETAR que pode não ser o correto para os resíduos poluentes que recebe.
A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda considera que o arrastar desta situação constitui um grave atentado ambiental que põe em causa a saúde e a qualidade de vida das populações da região. Acha ainda o fenómeno bizarro, visto que a requalificação desta ETAR é relativamente recente e foi alvo de um investimento superior a 1 milhão de euros.
Perante esta situação o Bloco de Esquerda vai questionar o Ministério do Ambiente e a Câmara Municipal de Tondela, continuando vigilante e a registar e denunciar as descargas que ali acontecem.
Comente este artigo