Apesar de ter apenas seis moradores permanentes, projetos não faltam para a aldeia da Pena no concelho de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu.
Os moradores não baixam os braços e investem na aldeia ou incentivam familiares a fazê-lo. Falam, com entusiasmo, na abertura de um segundo restaurante e de alojamento local, que ainda não existe.
A Câmara de S. Pedro confirmou à agência Lusa o entusiasmo à volta da aldeia da Pena e os projetos que estão na calha, prometendo também dar o seu contributo para este dinamismo.
A autarquia prevê fazer um conjunto de intervenções na área pública, desde casas de banho públicas, sinalização, painéis de informação e renovação dos percursos pedonais, numa perspetiva de melhorar, ou de acompanhar, o fluxo cada vez mais crescente de turistas.
Uma das principais reivindicações dos moradores são os acessos à aldeia, criando soluções que permitam que os carros se cruzem uns com os outros na estrada.
O município vai criar algumas bolsas para que os carros possam passar mais facilmente uns pelos outros, melhorar o estacionamento, colocar ‘rails’ de proteção.
A Câmara de S. Pedro do Sul espera investir cerca de 100 mil euros nas obras de melhoramento das aldeias da Pena e de Covas do Monte.
O objetivo é o de que “essas obras venham a ser executadas ainda a tempo de serem disponibilizadas durante 2019” a quem visita as aldeias.
Comente este artigo