Depois da aprovação, pelo Executivo Municipal, a 6 de setembro último, de um parecer jurídico que suporta a utilização dos autocarros da futura concessão de transportes públicos de Viseu, estes entram em circulação na próxima segunda-feira, 19 de novembro, ainda que no âmbito da concessão atual.
Os 24 novos autocarros que ficam ao dispor da população na próxima segunda-feira foram apresentados esta sexta-feira junto ao Solar do Vinho do Dão, local onde se realizou a sessão ordinária da Assembleia Municipal.
“Este é um dos dias mais importantes enquanto Presidente da Câmara e enquanto cidadão de Viseu”, começou por referir Almeida Henriques, lamentando, porém, que este momento surja “com um ano e dois meses de atraso”.
De acordo com o Presidente da Câmara, a entrada em circulação destes novos autocarros “é o primeiro de vários passos” em matéria de mobilidade, uma vez que a entrada em vigor do modelo MUV – Mobilidade Urbana de Viseu aguarda ainda decisão judicial. “Estamos a operar uma verdadeira revolução”, enfatizou.
Por agora coloca-se um ponto final no evidente desgaste e falta de condições da frota afeta à atual concessão, com evidente prejuízo das populações servidas.
Conforme sublinhado no parecer aprovado em reunião do Executivo, a entrada em circulação dos novos autocarros não colide com o processo judicial em curso, do qual o Município de Viseu aguarda a respetiva decisão, tão-só visa salvaguardar o interesse público e assegurar um serviço de maior qualidade às populações.
Almeida Henriques diz que o objetivo é tornar Viseu “uma cidade amiga do ambiente e das pessoas” e espera que a concessionária preste à população “um serviço de excelente qualidade”.
Comente este artigo