Home / Notícias / Câmara de Sátão associa-se ao Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”

Câmara de Sátão associa-se ao Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”

Na próxima segunda-feira, 5 de novembro, às 11h05, a câmara de Sátão associa-se ao Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Trata-se de um exercício de âmbito nacional organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O Exercício “A TERRA TREME” visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo.

Ano após ano, este Exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil,  a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se auto protegerem face aos perigos naturais.

Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, em particular conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é um dos principais objetivos desta jornada proposta pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A ação desenrola-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos os Cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Este ano, o Exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo