Home / Notícias / Câmara de Sátão associa-se ao Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”

Câmara de Sátão associa-se ao Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”

Na próxima segunda-feira, 5 de novembro, às 11h05, a câmara de Sátão associa-se ao Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Trata-se de um exercício de âmbito nacional organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O Exercício “A TERRA TREME” visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo.

Ano após ano, este Exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil,  a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se auto protegerem face aos perigos naturais.

Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, em particular conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é um dos principais objetivos desta jornada proposta pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A ação desenrola-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos os Cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Este ano, o Exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

 

Pode ver também

Penalva do Castelo: Acidente com trator provocou a morte a uma mulher

No início de tarde deste sábado, 23 de novembro, uma mulher de 60 anos morreu …

Comente este artigo