O Bloco de Esquerda, das Comissões Coordenadoras Concelhia e Distrital de Viseu, reuniu com Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro com o objetivo de se inteirar dos problemas que o sector da Hotelaria e Restauração enfrenta.
Em Agosto passado, o Sindicato denunciou a resistência das entidades empregadoras do Distrito de Viseu em aplicar o Código Coletivo de Trabalho e a atualização de salários, aprovados em Junho com efeitos retroactivos de Abril.
Na reunião o representante do sindicato apontou como questões mais preocupantes a existência de um elevado número de trabalhadores clandestinos, a precariedade laboral dos contratos temporários, a estagnação salarial e das carreiras, como referiu à Alive Fm Carolina Gomes Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu.
Mediante esta realidade, o Bloco de Esquerda de Viseu, pretende agir no sentido de inquirir a Associação Empresarial local sobre as várias preocupações que afetam os Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares e apresentar as questões e recomendações ao Governo através do Grupo Parlamentar do partido.
A descida do IVA no sector diz o Bloco de esquerda de Viseu, tem contribuído para a sobrevivência de várias pequenas e médias empresas na região, permitindo a manutenção de alguns postos de trabalho, mas segundo os Bloquistas, não se está a traduzir, como esperado, na garantia do cumprimento dos direitos laborais.
Comente este artigo