Foi aprovada a candidatura do Município ao Fundo Ambiental, para construção de uma represa hidráulica nas Termas de S. Pedro do Sul.
O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos relativos às alterações climáticas.
A empreitada representa um investimento superior a 1 milhão e 300 mil euros, com o financiamento de 75%, cerca de 1 milhão de euros, e visa a prevenção de cheias, a melhoria do ecossistema fluvial, a proteção das linhas de água, a remoção de estruturas obsoletas e restauro das galerias ribeirinhas.
Nas Termas, a construção da represa vai criar uma bacia de retenção única no concelho, servindo como depósito de água para épocas de seca ou para abastecimento dos veículos dos bombeiros, bem como a criação de um espelho de água mais aprazível, sendo retirados centenas de metros cúbicos de areão do rio. Estas medidas resultam na redução dos riscos associados a fenómenos de cheia ou de seca.
Este projeto vai ao encontro do projeto municipal “Marca d’Água”, apresentado em 2016 e que não foi possível candidatar pelo facto de S. Pedro do Sul não ser considerado área inundável na Agência Portuguesa do Ambiente, mas que fica concretizado em grande parte com a construção da represa hidráulica e do percurso lúdico do Vouga.
Comente este artigo