Home / Notícias / “Aldeia Segura” prepara operações de socorro em Lamego

“Aldeia Segura” prepara operações de socorro em Lamego

O programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras está a ser implementado no concelho de Lamego, onde já decorreram seis ações de sensibilização, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil

O objetivo é divulgar, junto da população, os principais objetivos desta iniciativa e as medidas de proteção a ser adotadas. A autarquia pertende sensibilizar as pessoas para o facto de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança e contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, bem como implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais.

“Mais do que um projeto de segurança, este é um projeto de união em torno de todas e de cada uma das aldeias envolvidas, realçou o prsidente da autarquia.

O programa tem ainda o objetivo de sistematizar a comunicação e organização comunitárias no sentido de garantir e facilitar as operações de socorro e de colocação em segurança dos residentes em cada uma das aldeias, sinalizando e identificando todos os moradores e dando prioridade aos idosos e aos deficientes, garantindo que não são inadvertidamente deixados para trás em caso de emergência.

As estratégias de proteção a adotar abrangem a identificação de locais de refúgio ou de abrigo para onde a população se deve dirigir em caso de perigo iminente e do oficial de segurança local que tem como  missão agilizar o aviso às pessoas, auxiliar na evacuação e fazer ações de sensibilização. Este sistema será gerido pela autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as juntas de freguesias.

A execução do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” resulta de um protocolo estabelecido entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo