A candidatura a fundos comunitários efetuada pelos Municípios de S. Pedro do Sul e de Vouzela para a requalificação da Estação de Tratamentos de Águas Residuais (ETAR) de Valgode foi aprovada.
O projeto, avaliado em 4,6 milhões de euros, teve uma comparticipação aprovada de 62%, estando o Presidente do Município, Vítor Figueiredo, juntamente com o Presidente do Município de Vouzela, Rui Ladeira, a encetar esforços no sentido de aumentar o apoio comunitário, com uma reunião agendada com a Comissão Diretiva do POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
Esta obra contempla a ampliação e renovação da infraestrutura já existente, assim como o prolongamento dos emissários para poder servir uma maior percentagem da população, estando previsto abranger as freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea, Baiões, Serrazes, Bordonhos e parte de Pinho.
Para além de resolver alguns dos principais problemas de saneamento dos dois concelhos, a nova ETAR irá também ajudar a despoluir o Rio Vouga e a melhorar a eficiência energética fazendo um melhor aproveitamento dos recursos.
Alive Fm
Comente este artigo