No ano letivo passado estavam inscritos no ensino secundário 256 alunos de etnia cigana, mais 240 do que os matriculados em 1997 e 1998, segundo o último estudo o crescimento foi 1500%.
“O estudo revela uma já importante tendência de mudança na forma como as comunidades ciganas valorizam o acesso à escola.
No Agrupamento de Escolas de Sátão, esta tendência é notória, com as crianças de etnia cigana, todas sem exceção, a atingirem o ensino secundário, o sucesso deve-se às políticas de integração realçou à Alive Fm, Helena Castro, diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão.
Contrariando as tendências nacionais, as crianças de etnia cigana de Sátão, continuam a estudar para além do ensino obrigatório.
No Agrupamento de escolas de Sátão, pela primeira vez uma aluna etnia cigana está a frequentar um curso profissional do 10º ano.
Alunos de etnia cigana que frequentam o Agrupamento de Escolas de Sátão, contrariam os resultados nacionais, em Sátão todos os alunos concluem o ensino obrigatório, o sucesso deve-se às políticas de integração adotadas pelo Agrupamento.
Comente este artigo