Já é a maior concentração de telescópios que se realiza no país. E não para de crescer.
A uma semana do arranque da 6ª edição (no dias 12 e 13 de maio), o recorde do número de telescópios já foi batido, de 76 máximo obtido em 2014, já estão pré-inscritos 97, com tendência para mais inscrições.
O número de participantes, já ultrapassou as duas centenas.
A Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira é um sucesso, que segundo a autarquia, se deve a Paulo Sanches, o criador e impulsionador do evento que nasceu em 2009, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Astronomia.
A segunda edição realizou-se no ano seguinte. Depois, a periodicidade passou a bianual: 2012, 2014, 2016 e agora a de 2018, no fim-de-semana de 12 e 13 de maio.
A organização é do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.
Do programa desta 6ª edição destaca-se a participação oral do investigador Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; dos representantes de algumas Associações e Grupos de Astronomia, de Lisboa, Aveiro e Vila Nova de Gaia.
A organização conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, onde será realizada uma Observação Noturna do Céu, aberta a toda a comunidade.
Na edição deste ano, o programa vai contemplar ainda a realização de um Passeio científico-cultural pelo concelho de Moimenta da Beira, durante a manhã e tarde de domingo, que inclui uma visita ao Sistema Solar à escala do concelho e à Fundação Aquilino Ribeiro.
Comente este artigo