O bispo de Viseu disse à Agência ECCLESIA que vai criar seis equipas, com casais e sacerdotes, em diversos locais da diocese para irem ao encontro dos casais recasados.
O intuito é ajudar os casais que deixaram de participar na Igreja e fazê-los sentir que a Igreja tem uma “proposta de salvação e comunhão plena”.
O objetivo é fazer com que os casais que “não vivem no matrimónio sacramento (…) possam comungar os bens que a Igreja oferece”.
Como? “Realizar-se com a graça do sacramento da Eucaristia, da ajuda da Igreja que não nega a quem quer fazer esse caminho (…) que envolve discernimento, acompanhamento”.
Ilídio Leandro, explicou que na diocese há várias pessoas que mostram o desejo de se aproximarem da Igreja, que as deve acolher, porque vão ouvindo o que o Papa Francisco veio trazer, “mas muitas vezes não compreendendo bem as propostas”.
O Bispo adiantou que há muitos casais que se foram afastando por pensarem que a Igreja não tem solução. Contudo, D.Ilídio Leandro lembrou que “Deus tem solução e quer que a Igreja tenha solução” admitindo que não é tarefa fácil.
É um “esforço que a Igreja deve fazer” porque Jesus em vários momentos apresentou a sua proposta como sendo para os ‘doentes e pecadores’.12
“Deus não nega a salvação a quem se quer abrir às suas propostas, mesmo com as fragilidades próprias do pecado e dos caminhos da vida”, sublinhou.
Comente este artigo