Home / Notícias / Candidata ao Nobel da Literatura 2018 escreveu livro inspirado em Moimenta da Beira

Candidata ao Nobel da Literatura 2018 escreveu livro inspirado em Moimenta da Beira

A Academia de Ciências de Lisboa, a convite do Comité Nobel da Academia Sueca, a propôs Agustina Bessa-Luís como possível candidata para receber o Prémio Nobel da Literatura de 2018.

Em jeito de curiosidade… fica a saber que a escritora escreveu, em 1959, “A Mãe de um Rio”, um livro que Agustina escreveu depois de ter visitado Alvite, em Moimenta da Beira. A viagem inspirou-lhe a narração.

Quatro décadas depois, em 1998, a obra inspirou também o cineasta e realizador Manoel de Oliveira para “Inquietude”. Um filme baseado, em parte, neste livro que conta a história de Fisalina, uma camponesa que um dia descobre que tem pontas dos dedos em ouro e que durante mil anos ela será a mãe de um rio.

Mas Agustina Bessa-Luís, que a crítica considera “a mais rebelde e indómita escritora da cultura portuguesa”, e “um dos expoentes da literatura portuguesa contemporânea” atualmente com 95 anos de idade, não escreveu só “A Mãe de um Rio”. Gravou todo o conto com a sua própria voz. O CD existe e está à venda no mercado livreiro.

O Filme “Inquietude”, de Manoel de Oliveira, conquistou também vários prémios: “Grande Prémio das Américas” conquistado no Festival “Films du Monde de Montreal, Canada (1998); o “Prémio Life Achievement”, do Festival de Cinema de Jerusalém, Israel (1998); e o prémio “Melhor Filme”, dos Globos de Ouro da SIC (1999).

Foi ainda nomeado oito vezes para grandes festivais em todo o mundo; Cannes, França; Munique, Alemanha; Toronto, Canada; Vancouver, Canada; São Paulo, Brasil; Chicago, USA; Wochen Wien, Áustria; e Mar del Prata, Argentina.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo