Home / Notícias / 75 mil euros para “vestir” Viseu com espírito de Natal

75 mil euros para “vestir” Viseu com espírito de Natal

A cidade-jardim já se prepara para vestir a rigor o Natal e encerrar com chave-de-ouro o “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

Em 2017, o evento apresenta nome e imagem renovados – “Viseu Natal” – para afirmar “um novo e mais atrativo ciclo de aposta na época mais mágica”, referiu na apresentação o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

A singular e misteriosa “Adoração dos Magos” de Grão Vasco dá a imagem ao evento em Viseu este ano, numa opção que valoriza o património cultural de Viseu e o imaginário cristão universal.

Viseu oferece em 2017 “um cabaz de Natal repleto de estreias e tradições renovadas, numa programação que elege famílias e visitantes como principais públicos”, justificou o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado.

Na agenda de propostas de eventos e experiências cruzam-se múltiplos cenários da natividade, histórias de encantamento para todos, “gigantes” de outras eras, brilhos e sonoridades mágicas, e sabores tradicionais. “Viseu estará mais atrativa do que nunca neste Natal, nos planos cultural, social e económico”, sublinhou Almeida Henriques.

Na sua primeira edição, o “Viseu Natal” propõe 38 dias de programação, em mais de 50 espaços e locais do concelho. Entre os dias 1 de dezembro e 7 de janeiro, a iniciativa conta mais de 100 espetáculos de música e teatro, 25 animações de rua, 14 exposições, mercados, galas e concertos de natal. Mas muito além dos números, um conjunto de “estrelas” especiais brilharão em Viseu nesta quadra.

É o caso da primeira grande exposição didática que se apresenta em Viseu, no Pavilhão Multiusos, especialmente pensada para os públicos familiares e juvenis. Concebida pela Between Planets e produzida pela Viseu Marca em parceria com o Município, a exposição “Gigantes da Idade do Gelo” promete a quem o visita uma viagem no tempo até à era mais fria da Terra.

A exposição instala-se em Viseu a partir do próximo dia 8 de dezembro, onde permanecerá até 7 de janeiro. Depois de Lisboa e Porto, é a primeira vez que a exposição chega à Região Centro do país.

Também no plano da iluminação comemorativa, Viseu apresenta uma nova paisagem e um novo cartão-de-visita. No Rossio, a praça central por excelência, a bola gigante dará lugar ao “Castelo de Fantasia”, que promete fazer sonhar miúdos e graúdos. Com 12 metros de altura, a instalação está pela primeira vez em Portugal, depois de estreada em França, na cidade de Nice.

É já amanhã que a cidade dá as boas-vindas à quadra natalícia com a ligação da iluminação, pelas 19 horas. Ao todo, cerca de 543 mil luzes e 340 peças decorativas de grande escala trarão mais brilho e encanto às praças, ruas, jardins, edifícios e avenidas da cidade. 26, no total. O investimento municipal ascende a 75 mil euros e resulta de um acordo de cooperação com a Associação Comercial do Distrito de Viseu para a dinamização e valorização do comércio local.

E se a luz e o brilho são ingredientes indissociáveis da quadra natalícia, também o são a música e as melodias da época.

Luísa Sobral será cabeça de cartaz, num concerto especial de Natal para toda a família. A autora e intérprete de “Xico” e “João” tem espetáculo agendado para a tarde do dia 16 de dezembro, pelas 15 horas, no Rossio. A entrada é livre.

Já o viseense Carlos Peninha “oferecerá” à cidade como presente de Natal o seu primeiro álbum, “Tocar o Chão”. O espetáculo de apresentação tem lugar no Viriato Teatro Municipal, a 21 de Dezembro.

A temporada natalícia conta também com a melhor “prata” da casa nos habituais concertos “Vozes Brancas” e de “Natal”, nos dias 16 e 17 de dezembro. Renova-se ainda o convite à Orquestra Filarmonia das Beiras que garante o concerto de Ano Novo e Reis, a 5 de janeiro, no Viriato Teatro Municipal, de cariz solidário.

Pela primeira vez, o desenho de iluminação estende-se a todas as freguesias do concelho, sem exceção. “Uma iniciativa justa de inclusão territorial”, assinalou o Presidente da Câmara. Um elemento decorativo alusivo ao Natal – a estrela – será instalado em Igrejas e espaços públicos de 33 localidades, perfazendo um verdadeiro “roteiro de luz”.

Em 2017, é também reforçada a aposta na agenda de eventos descentralizados de Natal, em todo o concelho. A par da iluminação das igrejas e da reedição do projeto “Cantando o Natal”, o Município de Viseu promove uma iniciativa inédita, nas 25 freguesias do concelho: a Rota dos Presépios de Viseu.

O objetivo, explica Jorge Sobrado, é “revitalizar tradições locais e incentivar dinâmicas culturais e criativas comunitárias”. Os presépios construídos serão expostos para visita em locais públicos das freguesias a partir do dia 2 de dezembro. No final, os melhores trabalhos serão também premiados por um júri.

Nesta edição, e já no centro da cidade, o Mercado 2 de Maio renova a sua vocação como “Mercado de Natal” e destino familiar por excelência. Tem abertura de portas marcada para sexta-feira feriado, 1 de Dezembro, pelas 15 horas. Dos gifts alternativos aos sabores da época, garantidos por 36 operadores económicos presentes, há um mix de experiências a não perder, incluindo o programa musical.

Na entrada principal pela Rua Formosa, a “Sagrada Família”, o presépio gigante da Bordallo Pinheiro, volta também a marcar o cenário natalício nas ruas de Viseu.

De regresso ao piso superior da praça histórica, a “Casinha dos Sonhos” reafirma-se como palco ideal para por à prova a criatividade dos petizes, com os diversos ateliês de expressão plástica, dança, ginástica ou escrita. Também aqui as histórias de “baú” ganham vida, pela música ou teatro, para entretenimento de toda a família.

A agenda temática para os mais pequenos oferece mais de 300 atividades em 20 espaços da cidade e prevê a participação de 15 mil meninos e meninas, entre visitas escolares e de caráter livre.

Também com o arranque marcado a 1 de Dezembro, está a terceira edição do Festival Literário de Viseu, “Tinto no Branco”, que abre ainda o salão de néctares do Dão do “Vinhos de Inverno”. 2017 promete trazer “a melhor edição de sempre”.

Na agenda solidária, destaque ainda para outras realizações como a Gala da APPACDM, a 15 de dezembro, o Mercado Solidário e a corrida e caminhada “Viseu XMAS Run”, ambas a 17 de dezembro.

No Rossio, o comboio turístico prepara-se para percorrer a cidade a todo o “vapor”. Durante esta altura do ano, as visitas guiadas têm um brilho especial com animação a bordo para todos. Com o cair da noite, há também a possibilidade de observar a iluminação que abrilhanta as ruas da cidade.

A Passagem de Ano reserva novas surpresas, que serão anunciadas após a abertura da programação de Natal. Certo é todavia a transferência das comemorações do centro histórico para o Campo de Viriato. “Um especial programa de Réveillon está a ser cuidadosamente preparado, com ganhos de capacidade de público e de segurança”, esclareceu Almeida Henriques.

Já em 2018, nas boas-vindas ao novo ano, cumpre-se a tradição dos cantares das “Janeiras”, no Mercado 2 de Maio, a 6 e 7 de janeiro, com diversos grupos, tunas e cantares tradicionais de Viseu.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo