Decorreu este fim-de-semana a 25ª edição da “Festa da Castanha” no concelho de Sernancelhe, um certame com um quarto de seculo, que tem vindo de ano para ano a aumentar o número de produtores e expositores presentes.
A castanha é um dos principais produtos endógenos de Sernancelhe e o que mais contribui para alavancar a economia local, mil hectares de castanheiros que movimentam 4 milhões de euros.
Pedro Passos Coelho presidente do PSD, convidado pela autarquia local salientou que a castanha de Sernancelhe, tem contribuído para a internacionalização da economia do país.
A falta de emprego no interior do país, Salientou Passos Coelho é problemático, a aposta na agricultura reforçando o povoamento é um dos caminhos a seguir para a política do emprego.
O presidente do PSD, apelou também para a união dos concelhos do interior nas mais diversas iniciativas.
Carlos Santiago presidente da câmara de Sernancelhe partilha da mesma opinião de Passos Coelho e não tem duvidas que os municípios do interior unidos vai dar frutos a curto prazo.
Os castanheiros no concelho de Sernancelhe já ocupam mil hectares movimentando na economia local 4 milhões de euros anualmente, mas os mais variados produtos endógenos representam 12 milhões de euros nas exportações.
Carlos Santiago apela para que os municípios e o governo, sejam parceiros dos agricultores para alcançar, como salientou, o sucesso não só nacional mas também em todo o mundo.
Toda a aposta e trabalho que têm vindo a ser feito no setor agrícola em concelhos de baixa densidade, podem vir a estar em causa, caso se mantenham os atrasos nas aprovações das candidaturas de apoio aos agricultores.
Os agricultores de Sernancelhe ao longo de 25 anos têm vindo a promover os produtos endógenos do concelho, agricultura que atualmente movimenta 4 milhões de euros localmente e 12 milhões nas exportações.
Galeria de fotografias Alive Fm / M. Azevedo Foto
Comente este artigo