A falta de água na Barragem de Fagilde começa a ganhar contornos alarmantes.
A Câmara de Nelas já apelou em comunicado à população para que moderem o consumo de água alertando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais 30 dias.
A Câmara de Nelas em conjunto com as Câmaras de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo (também abastecidas pela barragem) garantem estar a promover todas as medidas necessárias para minimizar as consequências de falta de água com o Governo.
Até lá, a Câmara de Nelas afirma no comunicado que estão a ser promovidas “alternativas que garantam o maior grau possível de normalidade no abastecimento”.
Em julho, a Câmara de Viseu tinha já adoptado um plano municipal de contingência para diminuir consumos de água.
Nestes últimos meses o executivo tem insistido na urgência e prioridade do aumento da capacidade de armazenamento da albufeira de Fagilde.
A solução passa pela o construção da nova barragem no Vouga. Um projeto que engloba os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vouzela e São Pedro do Sul.
A 11 de setembro, esses oito municípios celebraram um acordo para a constituição de uma empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento que permitirá, até ao final do ano, apresentarem uma candidatura a fundos comunitários.
Comente este artigo