Home / Notícias / Viseu: Açude da Maeira no rio Vouga no nível mínimo da capacidade

Viseu: Açude da Maeira no rio Vouga no nível mínimo da capacidade

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou que o açude da Maeira se encontra com a capacidade “no nível mínimo”, o que está a obrigar ao transporte de água num camião cisterna para abastecer várias povoações.

“A verificar-se a ausência de chuva, poderá esgotar a qualquer momento”, disse o autarca, durante a reunião pública do executivo camarário, apelando a um “comportamento cívico” das populações que leve à redução do consumo de água.

No final da reunião, Almeida Henriques explicou aos jornalistas que no açude da Maeira, situado no Rio Vouga, “é captada a água para o abastecimento público nas freguesias de Mundão, Barreiros de Cepões, Cavernães, Santos Evos, S. Pedro de France e Lordosa”.

“O que faremos é ir abastecendo os depósitos com o auxílio de camiões cisterna, o que já está a acontecer neste momento”, referiu.

Preventivamente, já foi reduzida a pressão na rede de abastecimento durante alguns períodos do dia e o abastecimento poderá ser interrompido entre a 01:00 e as 05:00.

Segundo Almeida Henriques, esta é a situação mais preocupante do concelho no que respeita ao “período de seca extrema” que o país está a atravessar.

Há cerca de um mês, a Câmara de Viseu adotou um plano municipal de contingência para diminuir consumos de água, com o objetivo de “responder à incerteza e imprevisibilidade da duração e severidade do estado de seca e salvaguardar os `stocks` de água necessários ao abastecimento às populações”.

Entre as medidas implementadas estão a otimização da capacidade de armazenamento da barragem de Fagilde (principal ponto de captação de água do concelho), a redução das pressões na rede pública de distribuição de água e a reativação de furos de água para abastecimento de subsistemas e para rega de jardins públicos.

O município tem também em curso a redução dos períodos e volumes de água utilizados na rega de espaços verdes públicos e lavagens urbanas.

Neste plano de contingência, o executivo insiste “na urgência e prioridade do aumento da capacidade de armazenamento da albufeira de Fagilde”, que por várias vezes foi comunicada ao Estado, e na construção da nova barragem no Vouga, um projeto que junta os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vouzela e São Pedro do Sul

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo