Home / Notícias / Almeida Henriques desafia PT a criar base de dados abertos com informação pública útil
Fotografia: PCP

Almeida Henriques desafia PT a criar base de dados abertos com informação pública útil

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, desafiou a PT, durante a sessão do Smart Cities Tour 2017, a criar uma base de dados abertos que permita a partilha pública de informações úteis.

O responsável pela área tecnológica da PT, Alexandre Fonseca, aceitou logo o desafio.

Almeida Henriques considerou que “os dados abertos são ainda em Portugal uma não-realidade” e que o país vive “quase na pré-história” quanto à partilha pública de informações úteis.

O social-democrata lamenta que ainda exista “uma gestão e uma utilização muito conservadora dos dados no país, nomeadamente dos públicos, que limitam e atrasam processos de governação eficiente”.

O intuito do projecto sugerido por Almeida Henriques pretende reunir e organizar “dados fornecidos pelo Estado, autarquias, empresas, universidades e institutos politécnicos, úteis à gestão e à inovação urbanas”.

As vantagens passariam pela “melhoria da governação autárquica e de tecnologias de informação já existentes nos municípios e a melhoria de serviços de ensino, saúde, mobilidade, turismo e restauração, comércio e segurança das cidades”.

O responsável pela área tecnológica da PT explicou que há “um conjunto de problemáticas que têm de ser trabalhadas, como a segurança e a privacidade” mas que o “desenvolvimento das grandes organizações mundiais na área dos dados, da informação, baseia-se hoje em tecnologias, em princípios abertos”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo