Viseu vai adoptar equipamentos eléctricos de limpeza urbana e de jardins. Diminuição das emissões poluentes e redução da factura energética é o objectivo.
A Câmara Municipal de Viseu ratificou esta quinta-feira uma candidatura ao Fundo Ambiental que permitirá adoptar equipamentos eléctricos de limpeza urbana e manutenção de jardins. O investimento ascende a 400 mil euros.
Para o Presidente da Câmara, “esta modernização para tecnologias mais limpas e mais baratas é um investimento positivo e constitui um dado adquirido”. “O Município aguarda um sinal verde da candidatura, mas o investimento é para realizar”, assegurou.
No plano nacional, Viseu é a segunda cidade com maior investimento candidatado, a seguir à cidade do Porto.
Entre os equipamentos elétricos que serão adquiridos, por concurso público, estão um veículo de lavagem de alta pressão, uma máquina varredora (que terá especial incidência no centro histórico), seis aspiradores e quatro veículos de transporte de pessoas e materiais dos serviços municipais de ambiente.
“Este é um passo de modernização e racionalidade ambiental da cidade-jardim”, destaca Almeida Henriques. Em 5 anos, estima-se só nestes equipamentos uma poupança em combustível superior a 25 mil euros, mas também economias na manutenção das máquinas.
“Num só investimento, alcançámos três objetivos: aumentamos capacidade de intervenção, diminuímos emissões poluentes e reduzimos custos operacionais”, sublinha o autarca.
Comente este artigo