As novas instalações da sede nacional da associação que tem a missão de defender, valorizar, revitalizar e animar os núcleos urbanos históricos passam a estar alojadas no 𝗡𝘂́𝗰𝗹𝗲𝗼 𝗔𝗿𝗾𝘂𝗲𝗼𝗹𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗙𝗶𝗴𝗼𝘀.
A sessão solene que assinalou a inauguração oficial do novo espaço contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Lamego e Presidente da Assembleia Geral da APMCH, Francisco Lopes, do Presidente da Direção da APMCH e Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, do Presidente do Conselho de Curadores da APMCH, José Miguel Noras, e também de Frederico Mendes Paula, secretário geral da associação. A cerimónia culminou com a entrega de diplomas de louvor público a várias personalidades.
“35 anos depois podemos afirmar que o balanço do trabalho desenvolvido pela APMCH é francamente positivo. Os princípios básicos da salvaguarda e valorização dos centros históricos das nossas cidades e vilas defendidos há 35 anos pela associação, são hoje aceites por toda a comunidade.
As autarquias, de norte a sul do país e nas ilhas, têm concretizado um 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗻𝗼𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘂𝗿𝗯𝗮𝗻𝗮 𝗲 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝘃𝗶𝘃𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗽𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗲𝗱𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼, em particular dos centros históricos. Este esforço constitui um contributo excecional para a afirmação da história e da cultura portuguesa e para a valorização da nossa identidade e memória coletiva”, enaltece Francisco Lopes.
Comente este artigo