O Marketing & Publicidade é uma área de grande importância para as empresas não só para a comunicação dos seus produtos e promoções, mas também como veículo de transmissão do seu nome e comunicação dos seus valores e compromissos para com a sociedade onde está inserida.
Para além das plataformas de comunicação mais tradicionais, como é o caso dos Mupis ou dos spots publicitários em rádios e televisões, os brindes para merchandising (t-shirts, camisolas, fitas, canetas personalizadas, etc.) tem vindo a adquirir um espaço cada vez mais alargado dentro das estratégias de Marketing & Publicidade nas empresas devido à enorme adesão que se tem verificado por parte do público.
2023 não será diferente, com a perspetiva de que os brindes para merchandising continuem a conquistar espaço e audiência dentro das empresas e entre os consumidores.
Tendências de Merchandising em 2023
Como referimos, existe uma vasta e diversa panóplia de brindes para merchandising que pode ser utilizada pelas empresas de forma a conquistar clientes ou, simplesmente, marcar posição no mercado.
Mas quais serão as tendências em termos de Merchandising para 2023? Damos-lhe a resposta ao longo das próximas linhas.
Merchandising ecológico, sustentável e personalizado
Face às bem visíveis alterações climáticas e a uma cada vez maior consciencialização para um consumo mais sustentável ambiental e socialmente, em 2023, o merchandising ecológico e sustentável será a grande tendência.
Para além da implementação de estratégias de redução do desperdício e adoção de práticas e produção de produtos eco-friendly, procure comunicar aos consumidores este compromisso com o ambiente e a sustentabilidade não só através dos canais tradicionais de comunicação, mas também apostando em merchandising verde como aquele que a Gift Campaign, empresa 100% online especializada em brindes para merchandising, coloca à sua disposição.
Entre as várias categorias de brindes para merchandising que a Gift Campaign oferece, encontra-se uma coleção de “merchandising verde” pontuada pela inclusão de materiais reciclados ou biodegradáveis, tais como a fibra de bambu, cascas de café, RPET (plástico reciclado), cortiça ou outros, na conceção dos brindes.
Entre os inúmeros brinde ecológicos que podemos encontrar, contam-se,
- as memórias USB em forma de rolha de cortiça que tem feito sucesso nos setores do Vinho e da Hotelaria
- os copos para takeaway compostável que é muito procurado, sobretudo, pelas empresas da Restauração,
- as canetas em bambu e os cadernos Eco Colors feitos com papel reciclado com pormenores de cor
- os sacos Eco Long em algodão que se afirmam, simultaneamente, como uma excelente alternativa aos sacos de plástico no Retalho Alimentar e “veículo publicitário”.
Todos estes brindes ecológicos ganham ainda mais destaque se forem personalizados.
O público valoriza imenso a personalização, uma vez que os faz sentir que o brinde foi feito a pensar especificamente neles.
Esta estratégia de procurar criar um laço de identidade entre consumidor e empresa é preponderante para que não só o nome da empresa seja passado de boca em boca, mas também para que seja a primeira a surgir numa prospeção de mercado para aquisição de um determinado produto.
Aproveite a presença da empresa em congressos, feiras ou festivais para, vestir e equipar os seus colaboradores com as cores da companhia e fitas identificadoras personalizadas e oferecer ao público canetas, bonés, t-shirts, sacos de compras personalizados com uma mensagem ou o logo da empresa.
Para além de ser um esforço financeiro reduzido, esta estratégia irá trazer uma maior notoriedade e fazer perdurar imagem da sua empresa junto do público.
Merchandising Digital
O digital é uma parte cada vez mais substancial das nossas vidas e o Merchandising não foge a isso.
Face a isto, outra das grandes tendências para o ano que agora nasce será a aposta na interatividade entre empresa e consumidores no canal digital com recurso a parcerias com influencers em redes sociaisou a criação e partilha de conteúdo de valor que facilite a tomada de decisão potenciais clientes.
Merchandising Visual
Os olhos também comem, por isso uma das grandes tendências para 2023 passa pelo bem conhecido, mas sempre essencial, Merchandising Visual.
Para além do cuidado, no caso de uma loja aberta ao público, na montagem da montra, utilize estratégias de comunicação que procurem personalizar ao máximo a experiência de compra dentro da loja de forma a seduzi-los para a finalização da compra.
Entre outras coisas, aposte numa decoração, mobiliário e iluminação agradável, bem como em fardamento personalizado com o logo da empresa e nome do funcionário.
Estas pequenas grandes estratégias de marketing irão valer-lhe mais vendas e o fortalecimento da imagem da marca junto dos clientes.
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