Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Vouzela canaliza 847 mil euros para a Educação
educacao

Vouzela canaliza 847 mil euros para a Educação

847.500 Euros é o valor que, durante o ano lectivo de 2016/2017, a autarquia vouzelense irá canalizar para a Educação. Um montante que irá acautelar as despesas com manuais escolares, material escolar e didáctico, transporte, alimentação, recursos humanos, entre outras, dos 1063 alunos que frequentam os vários estabelecimentos de ensino público do concelho.

Atendendo ao corte de rendimentos na classe média, a estratégia do actual executivo do Município de Vouzela passa por investir em várias áreas do sector da Educação, garantindo, por um lado, as melhores condições de aprendizagem aos alunos e, por outro, aliviando os orçamentos das famílias, cada vez mais apertados.

Pela primeira vez no concelho, os livros escolares dos alunos do 1º ciclo são gratuitos para todos os alunos. Para os alunos do 1º ano, os manuais são cedidos pelo Ministério da Educação, oferecendo o Município os livros de actividades. Já para os do 2º, 3º e 4º anos os manuais e os livros de actividades são assegurados na sua totalidade pela Câmara Municipal. Trata-se de uma medida que representa, para os cofres da autarquia, um esforço financeiro de 15 mil euros.

Também o material escolar para todos os alunos do 1º ciclo será oferta, num valor que rondará os 2.200 euros. Por sua vez, a cada sala de jardim de infância e do 1º ciclo será disponibilizada uma verba para aquisição de material didáctico, numa despesa total de cerca de 3.800 euros.

Os valores disparam quando se fala em transportes escolares, refeições e recursos humanos. Para os transportes, o Município de Vouzela terá de disponibilizar 415 mil euros. A autarquia assegura o transporte para todos os alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, sendo que o transporte é gratuito para todos os alunos dos ensinos básico e secundário que frequentem os estabelecimentos de ensino do concelho. Ainda no capítulo dos transportes, a Câmara Municipal estima apoiar em 3.400 euros as visitas de estudo do pré-escolar e 1º ciclo.

Relativamente às refeições, a verba destinada para este serviço, durante este ano lectivo, será de 108 mil euros. Para os alunos do escalão A a refeição é gratuita e para os do escalão B há um comparticipação em 50% do valor por parte da autarquia.

Para o pagamento das despesas com o pessoal não docente afecto ao pré-escolar e 1º ciclo serão canalizados 300 mil euros.

O investimento da autarquia na Educação passa ainda por outro tipo de apoios, como aulas de natação gratuitas para o pré-escolar e 1º ciclo, aulas de educação física gratuitas para o pré-escolar, aulas de cinema na escola no âmbito das actividades extra-curriculares (AEC), distribuição de fruta e oferta de kit de escovagem de dentes aos novos alunos do 1º ciclo.

Para além disso, o novo Regulamento Municipal dos Serviços de Apoio à Família, aprovado no final do ano lectivo anterior, assenta numa estratégia de diminuição das comparticipações familiares nas áreas das actividades de animação e apoio à família, transporte escolar e actividades nas interrupções lectivas, isentando de pagamento todos os agregados familiares de baixos rendimentos.

Para Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “quando se fala em Educação, o dinheiro aplicado é sempre um investimento e não uma despesa. Este é, seguramente, um dos maiores orçamentos de sempre feitos pela autarquia neste sector que é para nós estratégico e prioritário. Por isso, a verba que aplicamos nunca é suficiente, porque desejamos sempre fazer mais e melhor”, afirmou o autarca.

 

Pode ver também

INEM

Emigrante de Penalva do Castelo morreu em acidente da A25

Uma mulher morreu esta terça-feira na sequência de um despiste, na A25. Na viatura seguia …

Comente este artigo